Utilidade doméstica - Lava-louças

A pessoa teve uma lava-louças de piso na casa da mãe. Quando resolve se casar, toma a decisão de não ter o eletrodoméstico em seu novo lar. Planeja os armários da cozinha sem espaço pra máquina.  Arranja 3 filhos, fica sem criadagem, adquire uma alergia ao detergente e é obrigada a ter uma lava-louças.
Aí eu pergunto: E agora José?
José não. Alê!

E heis que meu maridex teve a brilhante ideia: trocamos a lavadora de roupa e compramos a lava-louça.
Então vamos lá (respondendo às dúvidas deixadas no Facebook) ver o que a lava-louça tem que a baiana não tem. Não, péra!
 

foto tirada da pia da cozinha, pra ter ideia da distância entre a máquina e a pia
 
(a falta de sequência dos itens foi proposital, recomendo que vocês leiam até o final)

MARCA - Escolhi a lava-louças da Brastemp pela quantidade de louças. Comprei a Ative para 8 serviços. Somos em 5.
 
SABÃO - A marca mantém parceria com o sabão Finish e envia algumas amostras para teste, junto com a máquina. Na minha não veio o secante - talvez seja comum não vir - e veio um papelzinho informando que por "falha" não enviaram.
 
RESULTADO - Lava muito bem, deixa a louça brilhando, tinindo, mas não secou muito bem, porque segundo o manual, sem o Secante, a louça poderá não secar corretamente.
 
EXPERIÊNCIA PESSOAL - Como vem com etiqueta de indicação da marca de sabão, saí à procura do tal Finish Secante Abrilhantador nos supermercados: Carrefour, Sam's, Makro e não encontrei. Entrei em contato com a marca, e me enviaram um kit de sabão e secante pra teste. Realmente faz toda a diferença. Não senti que tenha ficado resíduo, cheiro ou qualquer outra vestígio de produto.
 
USO - Ligo a máquina apenas quando vou dormir, com a louça do dia todo. Inclusive do café-da-manhã.
 
USO - Não fica cheiro ruim de louça suja. Principalmente porque ela tem um botãozinho: Acquaspray criado exatamente pra isso, basta usar essa função pra máquina dar uma passadela de água na louça.
 
LOCAL DE COMPRA- Comprei nas lojas Americanas.com depois de pesquisar em um mundão de lojas. A mais barata.
 
DICA PESSOAL - Pra ter essa mamata de usar uma vez só, guardo copos de requeijão pra uso diário e comprei um pacote com 12 pratos rasos, outro com 12 pratos fundos numa super promoção do Sam's Club. Pro dia a dia, dá e sobra!!!
 
DICA PESSOAL - Coloco tudo. Só não assadeiras, porque uso muito pouco. As panelas, tenho preferido lavar na mão. São 2 ou 3 por dia, ainda prefiro lavar à mão, mesmo sendo alérgica aos detergentes.
 
ESCOLHA DA MARCA - Escolhi esta marca pelo valor e pela tradição. Tive outros eletrodomésticos da Eletrolux e não recomendo porque a assistência técnica (com e sem garantia) foi péssima. Não se encontra tantos prestadores de serviço, aqui no ABCD (4 cidades, hein?!) apenas um lugar atende e ainda assim mal e porcamente.
 
CONSUMO DE ENERGIA - Não posso dizer do consumo de energia, porque ainda não recebi a conta depois da instalação, comprei outro eletrodoméstico ao mesmo tempo, mas como uso uma só vez, acredito que não seja tão alto assim.
 
CONSUMO DE ÁGUA - Com certeza o consumo de água é bem menor do que lavar à mão. Sem sombra de dúvidas.
 
SABÃO - Uso o sabão em tablete porque não há como usar menos ou mais que o necessário.
 
DICA PESSOAL - Quando a louça tá suja pra dedéu (gente, eu sou do século passado, ainda falo dedéu às vezes), passo papel toalha pra tirar o excesso antes - coisa que já fazia pra lavar à mão.
 
INSTALAÇÃO - O Alê instalou sozinho sem problema algum. É preciso de uma entrada de água (sabe a torneira que você liga a lavadora de roupas? A mesma.), hoje em dia, os apartamentos já vêm com essa entrada própria pra lava-louças, na maioria das vezes, embaixo da pia da cozinha. E de uma saída - de novo, aquele da máquina, Não sei se o nome é esse, mas eu chamo de esgoto, porque é saída, né...
 
INSTALAÇÃO - Tive chateação com a tomada - a minha é das novas, mas existem buraquinhos de tamanhos diferentes e a lava-louça pede o buraquinho maior. Atentem-se à voltagem!!
 
TEMPO - Ganhei uma hora e meia do meu dia, por não precisar separar, lavar e secar a louça.
 
INSTALAÇÃO - Por falta de espaço (amei mais ainda o resultado) a lava-louça foi colocada em cima da lava & seca que tem abertura frontal, na área de serviço, bem ao lado da pia da cozinha e escondida da sociedade (que acredita que eu mantenho a cozinha em ordem, sem ajuda).
 
PANELAS - Lavei panela (de teflon) uma vez. Saiu limpinha. Recomendo, desde que vocês não coloquem uma panela com caramelo queimado, né gente?!
Mas pra turma que ainda tem dúvida, e quer usar a máquina pra isso, tem um link bem bacana que mostra como usar sua lava-louça Brastemp pra lavar as temidas panelas. Cliquei AQUI.

Se quiserem saber mais sobre a lava-louças ou se quiserem saber da minha experiência com a lava &seca é só perguntar.

Um beijo e até.

*Não. não é um publieditorial. Mas bem que poderia ser...
Comentários
62 Comentários

62 comentários:

  1. Estou para comprar a minha, justamente por causa do tempo que gasto lavando louça. É uma mão na roda, como a máquina de roupas. A gente liga e a mágica se faz.

    Beijos, adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, eu compraria mais uma só pra ter certeza que nunca vou ficar sem, sabe??? Melhor investimento.
      Compre sim, vc não vai se arrepender.

      Beijão e brigada pelo carinho!

      Excluir
  2. Ah, e esqueci de comentar: minha máquina é Brastemp, é 8 serviços, mas acho que não é o mesmo modelo pq vem a função pré-lavagem (não Acquaspray). No manual dela vem falando para não lavar panelas de alumínio, e marido não leu manual (homem não lê manuais, eles acham que sabem de tudo) e colocou uma panela de alumínio pra lavar. A bicha ficou preta e a mancha não sai nunca mais na vida. Portanto, não coloquem NUNCA NADA de alumínio pra lavar na máquina. Eu, a louca, esqueci que o bico do fogão é alumínio e fiz a besteira de querer economizar tempo (sim, eu lavo as grelhas do fogão na função Econômica na máquina, mindexa) e coloquei lá, e estão pretinhos tb. O bom é que agora combinam com os queimadores, que já eram pretos do esmalte. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Kel, só vc! Até o fogão...! Nem pensei nisso, ainda bem...
      E eu tbm não li isso no manual. E lavaria lindamente, achando que não mancharia...
      INOX pode...

      Beijão e brigada pela dica!

      Excluir
  3. Huuummmm ... excelente! Dúvidas sanadas. Vou estudar o caso e ponderar com o marido. Acredito que minha maior dificuldade será ligar 1 vez só ao dia. Mas podemos deixar 1 copo pra cada membro da família beber água durante todo o dia, tipo: bebeu, lava e guarda. Assim não ficamos sem copos! ♥
    Tb vou precisar ver a instalação da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei, Ana. Eu coloquei na lavanderia...
      E óh! Custo benefício a seu favor... hihihi

      Bjão!

      Excluir
  4. Quando pensei em comprar a minha, pensei exatamente do mesmo jeito na lavanderia: em cima da máquina de lavar, que teria que ser trocada.
    Como a máquina era bem mais cara que o meu orçamento, deixei a ideia de lado POR ENQUANTO!

    :*

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ter uma (mesmo sendo só marido e eu). Quem sabe mais pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que mesmo sendo só vcs dois, compensa... Mas uma menorzinha... Ooou se vcs costumam receber visitas sempre, uma grandeajuda e muito.

      Beijão!

      Excluir
  6. Faz pouco que eu comprei uma igualzinha a sua e ainda me pergunto.. Como vivi tanto tempo sem ela?
    Não só economiza tempo como tb deia acozinha em ordem!
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu faço essa pergunta sempre que eu vou guardar a louça.
      Hahahahha

      Beijão!

      Excluir
  7. NOssa seu post me caiu como uma luva. Foi exatamente esta que escolhi, e fiz o mesmo nao projetei na minha cozinha, mas vou dar um jeito... Diminuirei o gavetao e a basculante da pia, e como são duas cubas na minha cozinha tb virará uma só, e vou dar um jeito na pedra pra adaptar! Vou ver se consigo né! BJaum

    ResponderExcluir
  8. NOssa seu post me caiu como uma luva. Foi exatamente esta que escolhi, e fiz o mesmo nao projetei na minha cozinha, mas vou dar um jeito... Diminuirei o gavetao e a basculante da pia, e como são duas cubas na minha cozinha tb virará uma só, e vou dar um jeito na pedra pra adaptar! Vou ver se consigo né! BJaum

    ResponderExcluir
  9. Como fez para instalar as duas em uma entrada e saída de água?

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma lavadora frontal da LG. Pensei em fazer o mesmo, colocar a lava louças sobre ela. Mas fiquei receoso de danifica-la com o peso ou ela até acabar caindo por conta da trepidação da lavadora de roupas. Como esse "gato" de vocês se mostrou com o tempo? Algum dano à máquina de lavar!?

    ResponderExcluir
  11. Colocar em cima da lava e seca não estraga a lava e seca?
    Eu não coloquei pq o SAC da lavadora disse pra não colocar nada em cima...

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com a mesma dúvida, será que não dá problema colocar em cima da lavadora de roupas?

    ResponderExcluir
  13. Estou com a mesma dúvida sobre coçar em cima da lavadora. Estou com Problema de espaço e pensei em fazer isso mas tenho medo. Deu algum problema?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! vendo as últimas perguntas vou acrescentar a minha com a mesma tônica. rs. como tem sido? notaram alguma diferença na função de ambas? aguardo a resposta para tomar minha decisão.rsrsrs.abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, até agora, tudo perfeito como sempre!
      Beijão.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, não danifica a lava roupas se instalar dessa maneira???? Algum depoimento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danifica. No próprio manual não é indicado isso.

      Excluir
    2. Tenho há um ano, não tive problemas. Inclusive no site da Samsung, nas perguntas frequentes, a própria Samsung confirma.

      Excluir
  18. Por favor, para quem instalou a lava louças em cima da lava e seca, seguiu tudo normal depois de alguns meses ou surfiu necessidade de realizar alguma manutencão por conta do paleativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais, há quase um ano, não tive um problema se quer. Estou vendo que existe um kit que é próprio para empilhar máquinas de abertura frontal.
      Vou ver direitinho e posto aqui.
      Um beijão.

      Excluir
    2. Janaina vc conseguiu achar o kit p empilhar as máquinas ? Eu tenho uma lava e seca e quero comprar a de louças para colocar sobre a lava e seca . Não dá problemas ? Não pretendo usá-las simultaneamente não .

      Excluir
  19. A minha lava louça é a mesma da sua mas 12 serviço, uso o sabão em pó, mas está acontecendo de ficar sabão no recipiente após a lavagem, vc saberia me falar pq ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não sei o motivo, seria melhor você conferir no site da Brastemp.
      Maaaas, desconfio que você esteja colocando são a mais que o recomendado.

      Boa sorte!
      Beijão.

      Excluir
  20. Muito legal seu post! Acabei de comprar uma lavrador igual a sua e está me ajudando muito! Graças a Deus !
    Mas deixo uma dica aqui, só recomendo finish mesmo para lavagem, teste de outramarca e o resultado não goiás satisfatório...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, também testei várias marcas. E só Finish foi satisfatório.
      Agora estou testando uma comprada no SAM's Club e estou muito feliz.
      Logo mais escrevo a respeito.

      Beijão.

      Excluir
  21. Olá! Me ajuda com uma dúvida? Manter a lava-louças em cima da lava-roupas tem sido ruim ou não? Estou para comprar a minha, mas apenas seria possível posicionar como a sua!

    ResponderExcluir
  22. Acabei de comprar, mas ainda não chegou uma Brastemp espelhada 10 serviços, meu sonho ,as minha cozinha já está toda pronta e pensei em colocá lá em cima do balcão de mármore, mas medindo com meu marido , acabamos vendo que vai ficar muito grande para o espaço que temos

    ResponderExcluir
  23. Acabei de comprar a minha máquina de lavar louça, mas não estou querendo colocar abaixo da pia,pois tenho muita dor nas costas, então estou querenfo colocar em cima da bancada, será q dá certo? Estraga ficar acima da altura da pia? E se ficar um pouquinho longe da pia, é muito inconveniente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keila. Tenho minha lava louça há 1 ano instalada em cima da pia e nunca dei problema. Estou fazendo os móveis sob medida agora é exigi q houvesse um local para ela continuar na mesma altura exatamente por ter problema de coluna. Ficara na torre com o microondas logo acima. Pesquisei no Google e vi uma foto assim é pedi p fazer igual. Acredito que a man8a de colocar embaixo é pq as grande nas de antigamente não eram viáveis de se colocar em casa da pia.

      Excluir
    2. Olá Keila. Tenho minha lava louça há 1 ano instalada em cima da pia e nunca dei problema. Estou fazendo os móveis sob medida agora é exigi q houvesse um local para ela continuar na mesma altura exatamente por ter problema de coluna. Ficara na torre com o microondas logo acima. Pesquisei no Google e vi uma foto assim é pedi p fazer igual. Acredito que a man8a de colocar embaixo é pq as grande nas de antigamente não eram viáveis de se colocar em casa da pia.

      Excluir
  24. Acabei de comprar a minha máquina de lavar louça, mas não estou querendo colocar abaixo da pia,pois tenho muita dor nas costas, então estou querenfo colocar em cima da bancada, será q dá certo? Estraga ficar acima da altura da pia? E se ficar um pouquinho longe da pia, é muito inconveniente?

    ResponderExcluir
  25. Acabei de comprar a minha máquina de lavar louça, mas não estou querendo colocar abaixo da pia,pois tenho muita dor nas costas, então estou querenfo colocar em cima da bancada, será q dá certo? Estraga ficar acima da altura da pia? E se ficar um pouquinho longe da pia, é muito inconveniente?

    ResponderExcluir
  26. Acabei de comprar a minha máquina de lavar louça, mas não estou querendo colocar abaixo da pia,pois tenho muita dor nas costas, então estou querenfo colocar em cima da bancada, será q dá certo? Estraga ficar acima da altura da pia? E se ficar um pouquinho longe da pia, é muito inconveniente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas, Keila. Aliás, muita gente usa assim.
      Boa sorte!

      Beijão

      Excluir
  27. Oi, flor! Como você fez pra compartilhar a saída de água das duas máquinas? Aqui em casa vou fazer do mesmo jeito e o problema que encontramos é esse. Porque não cabem duas mangueiras no mesmo "buraco" de saída, né? Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso a saída original feita pra máquina de lavar roupa, pra máquina de louças.
      A saída da máquina de roupa é direto no tanque. Já que é uma água mais cheirosinha, com amaciante e sabão.

      Ficou confuso?

      Excluir
  28. Olá td bem?
    Tenho uma grande dúvida de como colocar o dreno da lava louças e da lava roupa no mesmo buraco do esgoto?
    Consegue me falar como fizeram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída da Lava-louças ficou onde seria o esgoto da maquina.
      A saída da lavadora deixei no tanque, já que a última água é de amaciante e o cheirinho fica mais agradável.

      Beijão.

      Excluir
  29. Nossa que legal, eu tenho uma lava louças igual à sua e uma lava roupas igual também. E quando eu sugeri de colocar uma em cima da outra, me disseram que a máquina de lavar roupas não aguentaria o peso e poderia estragar. Acabei colocando a lava louças em cima da pia e perdi metade da minha cozinha 😐.
    A pergunta que não quer calar é: deu certo ficar uma em cima da outra? Quero minha pia de volta! 😫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, tudo certo, Ana Carolina!
      Compre um kit próprio para empilhar máquinas. Vc ficará mais tranquila e ganhará sua pia de volta... kkkk
      Beijão

      Excluir
    2. Boa noite! Estou na mesma situação e gostaria de saber qual o kit que você comprou e onde encontrá-lo. Obrigado

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Janaína, estou pensando em fazer isso na minha casa. Mas tenho algumas dúvidas, será que vc poderia me ajudar? Vc instalou as duas máquinas na mesma torneira de água? Usou algum tipo de adaptador para ter a saída dupla? Se sim, será que poderia me passar alguma foto? Consegue utilizar as duas ao mesmo tempo? Qual o diâmetro da mangueira de drenagem da lava louças? Desculpa as perguntas, espero que consiga me ajudar. Obrigado de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  32. Olá. Amei sua ideia. Vou ter que fazer o msm, não tenho saída de água abaixo da pia, só me restou a área de serviço e acima da máquina da lavar roupas.

    Minhas dúvidas são as msm do Vitor Albuquerque:

    "Janaína, estou pensando em fazer isso na minha casa. Mas tenho algumas dúvidas, será que vc poderia me ajudar? Vc instalou as duas máquinas na mesma torneira de água? Usou algum tipo de adaptador para ter a saída dupla? Se sim, será que poderia me passar alguma foto? Consegue utilizar as duas ao mesmo tempo? Qual o diâmetro da mangueira de drenagem da lava louças? Desculpa as perguntas, espero que consiga me ajudar. Obrigado de qualquer forma"

    ResponderExcluir
  33. Boa noite tenho exatamente a mesma Lava e seca e estou pensando em comprar a mesma Lava louça porém a mesma pesa 30kg sem louça não seria mto pesado para ficar em cima da Maq de lavar?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite tenho exatamente a mesma Lava e seca e estou pensando em comprar a mesma Lava louça porém a mesma pesa 30kg sem louça não seria mto pesado para ficar em cima da Maq de lavar?

    ResponderExcluir
  35. Oi, Janaína. Vc mencionou alergia a detergente. Usar luva ao lavar não ajudaria?

    ResponderExcluir
  36. Tem problema a lava louça ficar em cima da lava roupa???

    ResponderExcluir
  37. Tem problema a lava louça ficar em cima da lava roupa???

    ResponderExcluir
  38. A questão continua a mesma depois de anos. Seria legal vc reportar aqui se algo saiu errado depois de algum tempo. Vou fazer o mesmo e se vc sumir eu respondo aqui pro pessoal! Vc que me inspirou a fazer o mesmo! A lava e seca já chegou... Agora falta a lava louça!

    ResponderExcluir
  39. Olá, sua máquina de lavar roupa aguenta bem o peso da máquina de lavar louça? Estou sem espaço pra colocar a minha também e não sabia se podia colocar em cima.

    ResponderExcluir

FAZ DE CONTA que esse post é vital pra você e repasse para seus amigos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo Web Analytics
Casa de Faz de Conta © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto