Cuidados "outonais"

Outono é época de cair cabelo. Normal...
De cair folhas das árvores. Normal...
Mas porque a gente não fica careca como a maioria das árvores? Porque a gente come. A gente se nutre. Vai lá e ataca a geladeira, a dispensa, a padaria...
As coitadinhas dependem de mim, de você e dele!

Então, vou listar alguns cuidadinhos básicos que farão com que suas plantas fiquem lindas quando o inverno passar... (eu quero estar junto a tiiiii...)

* Abra o olho pra cochonilha e pulgão - esses fidumaégua aproveitam o ventinho do outono pra se espalhar! Se escondem em brotos novos e sob as folhas. Sugam os nutrientes da planta, até que ela perca a folha. E de folha em folha, o pulgão enche o papo. Você? Você fica sem planta. - Solução: Veneno! Não tem jeito! Pulverize, uma vez por semana até que eles sumam! Existem alguns naturais e outros sintéticos. Os dois são excelentes, mas prefira sempre o natural, né...?!

Natural, para cochonilha e pulgões
* Acabe com as folhas secas - cate mesmo! Saia por aí recolhendo nos vasos, no chão, no canteiro. Não deixe que se aglomerem, porque são perfeitas pro pessoal do item acima se aproveitar! Claro que elas podem ser aproveitas no solo, mas é preciso que você dê uma forcinha na decomposição, tenha certeza de que as folhas não estão com bichinhos e misture tudo no solo.

* Afofe a terra - afofe, remexa, revolve, misture. Existem garfinhos apropriados, mas você pode usar o que tiver! O quanto mais profundo melhor! Além do oxigênio, a terra fica "aberta" e a água chega em todos os cantinhos.

Parte das minhas plantinhas,
amadas e bem cuidadas
* Adube - agora, no comecinho da estação. Muita coisa vai acontecer com a bichinha, ela precisa de força extra. Mas qual usar? Existem 3 elementos químicos excenciais, N, P, K. E pra cada caso a gente usa a concentração de um. Complicou, né?
Assim ó: N (nitrogênio) é excelente pra folhagem. P e K (fósforo e potássio) são para a formação de raízes, flores e frutos.
Você vai encontrar NPK 10 10 10, ou seja tem a mesma concentração dos três macronutrientes. Vai encontrar NPK 4 14 8 para plantas que dão flores e pos aí vai.
As marcas são inúmeras, mas o principal é: adubação e água imediatamente! Adubou, regue. A água vai fazer com que as raízes recebam o que precisam e se você deixar pra regar depois, esses mesmo nutrientes poderam queimar/matar sua plantinha.

*Calcário - aplique no começo de cada estação nos vasos e no outono e primavera em gramados e canteiros. O calcário equilibra o ph do solo, e facilita com que as raízes absorvam os nutrientes.

* Regue - com moderação. Afinal vem o friozinho e o clima impede que a água seque com mais rapidez, então, a partir do momento que a aágua aparecer na superfície, é hora de parar. Fazendo isso a cada 2 ou 3 dias, pronto! Agora... Se esquentar, regue mais vezes.

* Pode - pode as folhas secas, galhos velhos. Assim a plantinha que vai "descansar" nesse período, não vai precisar fazer muita força pra tentar deixar esses dois (folhas e galhos) saudáveis. A energia vai ficar direcionada nos brotinhos e galhos mais jovens!

É isso gentem.
Se tiver difícil... Me contata!

Um beijo e até.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. que bonita sua varanda! planta faz um bem, melhora o astral da casa, de quem mexe com elas... suas dicas são muito boas.
    e vamos encher esse mundo de verde
    bom dia

    ResponderExcluir
  2. Ai Jana,
    que dicas tão boas.
    Tô numa luta com as formigas cortadeiras, mas acho que por enquanto estou livre. As danadas devoraram todas as minhas gérberas e roseiras numa noite.
    Não connheço nenhum formicida natural que funcione, então uso mirex.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Dicas anotadas, apesar de ter poucos exemplares verdes por aqui ( bióloga de araque)
    Sua varanda é lindam jana! beijo

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, ja anotei tudo...

    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Vou usas estas dicas e fazer a revisão periódica lá no jardim.

    Sabe que plantei 3 pés de azaléia na jardineira de casa, elas estavam lindas, floridas... depois q plantei elas secaram, murcharam, caiu tudo, ficou só o graveto.

    Muito paciente, revolvi a terra, e mantive rega adequada nos toquinhos secos, rs, agora elas estão lindas, parecem q nem dão bola para o outono que já entrou, flores lindas.. vou postar a foto no blog p vc ver.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ah!! Que saudade deste sol maravilhoso e desse céu azul com nuvens fofinhas... faz tempo que não sei o que é isso...rsrs. As suas plantinhas estão lindas!!
    Bjkas,
    Lila

    ResponderExcluir
  7. Olá Janaina

    Adorei!
    Parabéns pelo cantinho aconchegante e plantas tão bem cuidadas...

    Está super convidada pra uma visita lá no Casa Com Decoração.
    Beijos
    Regiane

    ResponderExcluir

FAZ DE CONTA que esse post é vital pra você e repasse para seus amigos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo Web Analytics
Casa de Faz de Conta © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto