Verçaili é aqui*

Post desabafo. Talvez esse seja o único deste blog. Mas não me contive e aí vai.

Sou brasileira nata, daquelas que não desistem nunca, e aproveito pra deixar claro que sou contra a estrela vermelha. Oi?
Adooooro meu país. Adoro de verde e amarelo. Adoro de discutir com quem fala mal, botequim, sem um copo de cerveja, porque agora não bebo nem refrigerante (Olá, meu nome é Janaína. Só por hoje, estou há 10 dias sem beber refrigerante. Só por hoje.).
Morei fora, 3 anos. Na Ilha da Madeira, a pérola do Atlântico. Um lugar lindo! Encantador. Na Primavera, acontece o Desfile das Flores. Flores nativas que passam por ruas da cidade num grande desfile. A cidade pára/para/pará...

Aí começa meu desabafo/revolta.
Hoje moro em Saint Bernaut du Camp, teoricamente uma cidade bacana. Mas o governo da inclusão não anda fazendo muito pra cidade continuar bacana. Começa com as ruas que não têm/tem/têem placas com os nomes delas. Você que mora em São Paulo... Tente vir me visitar pelo nome das ruas. Impossível! Só se parar e perguntar...

Mas ainda não é isso!

Estamos na primavera e devido ao aquecimento global (papo cabeça, mesmo e daí?!) muitas árvores, arbustos estão florindo fora de época. Menos aqui!
Aaaah porque aqui o clima é melhor... NADA DISSO! Simplesmente porque aqui o governo acredita mesmo ser a França! E por conta disso tá tentando manter uma cópia bem vagabunda de Versailles.
No Paço Municipal, você encontra lindas árvores, muita grama verdinha e uns arbustos aparadinhos...

Aaaaah páááára, seu prefeito azul bem escuro**! Planta árvores frutíferas, nativas, Maria-sem-Vergonhas... Azaléias, Primaveras, Pacovás, Comigo-ninguém-Pode, Samambaias. Pô! Você vai deixar a cidade mais receptiva, o povo vai viver mais feliz! Você fará a diferença! E como seu governo é da inclusão, juntos, você e o povo farão desse lugar, um dos melhores pra se viver. Veja São Caetano!
Mania de querer ser o que não o que não é! Encontre a personalidade da cidade!
Aí, aproveiya pra retirar placas e faixas de eventos passados. Já que não faz como o prefeito de São Paulo e "limpa" a poluição visual da cidade, pelo menos retira o que já passou!
Não se vê 5 metros adiante, não pela quantidade de prédio que vem crescendo desgovernadamente, mas pelas faixas em praças, parques, avenidas! Isse além de feio, pobre, atrapalha o tráfego!
Seu prefeito, aceito sim tomar uma xícara de café na sua salinha e conversarmos mais a respeito!


Meus queridos leitores assíduos, desculpem-me, não costumo fazer daqui um lugar pra desabafos e protestos, mas foi mais forte do que eu.
E aproveitando que abri e já vou fechar esse espaço, pense bem na hora de votar. Embora tenha até palhaço como candidato, horário político e internet podem elucidar sua escolha!

Um beijo e até.

"Seu prefeito, me liga!"

*Verçaili, porque é bem falsificado meeeesmo.
** ele é conhecido com o nome desta cor.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. É, amiga... realmente é complicado andar em SBC... pior que em Saint Vincent!
    E ainda tem prefeito com coragem de falar que nossas cidades são turísticas! Só se shopping for ponto turístico, pq pra quem é de fora, vc não fala q o shopping é em frente ao Paço, e sim o contrário.
    E aí tem até mãe de político (a candidata do prazer e do 69) se candidatando esse ano!
    E podes crer que vai ter "pedreiro" (pra ilustrar o típico homem analfabeto-safado-babão brasileiro) que vai votar na vaga.
    Poluição visual é um saco! E depois o povo reclama do Kassab. Eu prefiro um cara que se mete com os grandes e impõe sua vontade do jeito que ele fez, a pessoas que só incentivam o aumento da poluição visual - caso do nosso prefeito (e meu patrão) aqui também, que também larga faixas mil por aí, seja de aniversário de vereadores (oi?), seja de eventos, seja de reclamação da população - que ele nem vê!
    Um dia... um dia!
    Tenho fé que um Kassab cai por aqui e por aí!
    Beijocas

    PS: Se a gente quiser planta nativa, a gente que corra atrás, né? Aqui pelo menos tem estufa de Ipês e outras plantinhas da Mata Atlântica. Mas o parque na orla do rio aqui perto tá abandonada e não adianta reclamar.

    ResponderExcluir
  2. A gente entende o seu desabafo. Pq é um desabafo de quem mora na cidade, presencia o que tem de bom e o que tem de ruim.
    Eu tb morei ai durante alguns anos, qdo era criança! Tenho saudades, depois mudei pra Sampa.

    realmente o Brasil tem uma flora tão rica, pq não valorizar o que a terra tem de melhor? em vez de fazer cópia xumbrega, dá um ar original e local para a cidade, que ela fica é muito melhor.

    não se preocupe com esse tipo de post. não é ruim, ao contrário é muito bom. faz pensar, refletir e repensar a própria realidade.
    bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jana.
    Adorei o seu desabafo.
    Eu realmente não consigo entender pq alguns governantes se 'apossam' das cidades como se fossem a casa deles, e fazem delas o que bem entendem.
    Enfim, tomara que o seu post chegue até o prefeito super azul. ;-)
    Outro dia vc me deixou um recadinho sobre estar numa fase pap.
    Pois bem: tem coisa nova no pedaço ! rs
    Quando puder, dê uma passadinha lá no Soul, tá ?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga...posso falar? Todo mundo criticou o Kassab quando ele começou a fazer a limpeza do visual da capital, mas a cidade, na minha opinião, ficou ótima! E, até hoje, quando vou a SBC estranho tamanha poluição de placas, faixas e outdoors!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Jana,
    RECOMADRE querida, adoreeeeeeeei o post-desabafo.Tô contigo e não abro!
    Como você sabe, moro em Santos e é claro que temos problemas mas aqui as coisas funcionam: Temos um Jardim bélissimo na orla da praia, as policlinicas funcionam, o SUS funciona (ainda não é nota 10, mas é bom), as escolas municipais são boas e acreditem: as crianças recebem todo material escolar e uniforme, tênis e meias, mochilas e têm uma merenda bem legal, sei disso porque tenho amigas que trabalham em escolas municipais e médicos que trabalham para o SUS e policlinicas. Ainda falta muito, mas em resumo a nossa cidade é bem cuidada e acho que reclamar funciona sim!!
    Esse ano é ano de eleição, essa é a hora de mudar!!!!
    Beijos,
    Cris João.

    ResponderExcluir

FAZ DE CONTA que esse post é vital pra você e repasse para seus amigos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo Web Analytics
Casa de Faz de Conta © Copyright 2013. Desenvolvido por Elaine Gaspareto